terça-feira, 6 de novembro de 2012

Economia Política hoje em dia

Ainda segundo o site Wikipedia, veja o que eles tem a dizer sobre esse assunto:

"Atualmente o termo economia política é utilizado comumente para referir-se a estudos interdisciplinares que se apóiam na economiasociologiadireito e ciências políticas para entender como as instituições e os contornos políticos influenciam a conduta dos mercados. Dentro da ciência política, o termo se refere principalmente às teorias liberais emarxistas, que estudam as relações entre a economia e o poder político dentro dos Estados. Economia política internacional é um ramo da economia que estuda como o comércio, as finanças internacionais e as políticas estatais afetam o intercâmbio internacional e a política monetária e fiscal."

Estamos agora em época de eleições nos Estados Unidos, e mais do que nunca, a Economia Política está sendo debatida no mundo inteiro atualmente.

Definição de Economia Política

Segundo o site Wikipedia, em seu artigo sobre Economia Política (ver aqui), ela é definida da seguinte forma:

"Economia política foi um termo originalmente introduzido por Antonie de Montchrétien em 1615, e utilizado para o estudo das relações de produção, especialmente entre as três classes principais da sociedade capitalista ou burguesa: capitalistas, proletários e latifundiários. Em contraposição com as teorias do mercantilismo, e, posteriormente, dafisiocracia, nas quais o comércio e a terra, respectivamente, eram vistos como a origem de toda a riqueza, a economia política propôs (primeiro com Adam Smith) a teoria do valor-trabalho, segundo a qual o trabalho é a fonte real do valor. No final do século XIX, o termo economia política foi paulatinamente trocado pelo economia, usado por aqueles que buscavam abandonar a visão classista da sociedade, repensando-a pelo enfoque matemático, axiomático e valorizador dos estudos econômicos atuais e que concebiam o valor originado na utilidade que o bem gerava no indivíduo."

Bom, basta agora você tirar as suas próprias conclusões sobre qual a real definição de Economia Política, uma vez que esse assunto é muito abrangente, por isso se torna tão interessante.